sexta-feira, 18 de março de 2011

How much is it? (2)

Continuando a postagem! Antes de entrar no assunto sobre câmbio, vamos dar uma passada em outras despesas.

Tradução Juramentada

Vou usar uma parte do texto que achei no Wikipédia.

"tradução juramentada, como é comumente conhecida a tradução pública, e aquela feita por um tradutor público nomeado e registrado na Junta Comercial de seu estado de residência. Somente a tradução juramentada (pública) tem reconhecimento oficial de instituições e órgãos diversos e validade legal. A tradução é converter o texto de uma língua estrangeira para a língua nativa do tradutor e a versão, o inverso."

Você precisa levar os documentos que estão em português para a tradução juramentada e só depois encaminhar para o visto. O custo da tradução é de R$57,00 por folha com 25 linhas. Esse preço é tabelado, então, procure um tradutor que tenha pouca demanda. Assim você receberá seus documentos mais rápido. No meu caso eu só precisei traduzir a Declaração da Faculdade e a Certidão de Nada Consta (Bons antecedentes) da Polícia Federal, total de R$114,00.

Seguro Saúde/Viagem Internacional

PELO AMOR DE DEUS! Não economize nessa parte! Essa é a principal recomendação em todos os sites de viagem, desde agências até fórum de mochileiros.

Primeiro, você tem que saber que ele é obrigatório. Você pode escolher entre três planos: Bronze, Silver e Gold e os valores são sempre em Dólares Americanos. Ah sim, o preço também muda dependendo do seu destino (Américas ou Mundo). Você vai pagar um pouco mais caro se você vai viajar pelas Américas do que se fosse viajar para qualquer outra parte do mundo.


Eu escolhi o plano Gold para o Mundo, com onze meses de cobertura. Isso me custou  US$1190,00. É caro sim, mas se você for passar 1 mês de férias, esse preço cai para US$102, vale a pena sim! O Seguro cobre:

Manifestações pré-existentes de estado de saúde;
Atraso de viagens e conexões perdidas;
Seguro bagagem (inclusive em caso de extravio);
Remoção hospitalar;
Viagens rápidas ao país de residência;
Cobertura no país de residência ao final da viagem;
Terrorismo.

Fora isso, também cobre despesas com UTI, emergências médicas, atendimento odontológico (acidente), fisioterapia, repatriação em caso de morte, assistência de viagem aos membros da família até o local, morte e/ou invalidez, dentre outros. Por isso é bom não fazer vista grossa aqui. Para você ter uma ideia, se a sua família precisa ir até o local aonde você está por causa de uma emergência, o seguro Gold vai cobrir o total de US$15.000,00 em despesas, enquanto o Bronze cobrirá só US$1.000,00.


O que o seguro não cobre:

Condição préexistente, com exceção da manifestação pré-existente, ou seja, se o aluno sai do país de origem já doente;
Cirurgias plásticas, de redução de peso, ou qualquer outro tratamento de solução estética e não de saúde;
Tratamento de qualquer ferimento ou doença que ocorra como resultado de consumo de álcool ou drogas, ou tratamentos para substâncias;
Gradivez;
Cirurgias.

Resumindo, não seja criança! A saúde é o bem mais precioso da sua vida. Não economize nessa parte. Se não tem dinheiro, peça emprestado ou então espere mais alguns dias até juntar dinheiro suficiente.

Dólar ou Rand?

Essa pergunta não é simples de responder. Tentarei ser o mais claro possível. Vamos ter como base o câmbio médio dessas moedas: US$ 1,70 e Rd$ 0,25. Sendo que US$1,00 vale Rd$ 7,07.

Obs.: Pelo o que eu pesquisei, o símbolo do Rand é representado como R$ também. Para não confundir com o Real, vou colocar o Rand como Rd$.


Agora pense um pouco, com R$1,00 você compra cerca de US$0,59 ou Rd$4,00. O que você faria? Pois é, eu também escolheria o Rand, mas a matemática engana! Pegue o lápis e o papel e me acompanhe:

Você vai fazer uma compra de Rd$100,00 e fez o câmbio direto entre Real e Rand;
Rd$100,00 transformado em Real é igual a R$25,00.
Agora imagina a mesma compra, mas você comprou em Dólar ao invés de Rand;
Rd$100,00 transformado em Dólar é igual à US$14,14, que transformado em Real é igual a R$24,04.

Parece pouco né, mas esses R$0,96 que você economizou na compra de Rd$100,00 valerão Rd$3,84. Agora, imagine que você está levando R$5.000,00 (Rd$20.000,00), se você economiza Rd$3,84 a cada Rd$100,00, no final dos seus Rd$20.000,00 você terá economizado Rd$768,00!

Obs.: Vale lembrar que isso vai depender do câmbio. Fique sempre de olho se o Dólar está paralelo ao valor do Real quando convertido pelo Rand. Se estiver, compre o Rand. Faça sempre as contas.
Obs².: Consulte a sua agência de intercâmbio. Eles te ajudarão a tomar a melhor decisão na data da sua viagem. Dependendo do que aconteça, será mais viável comprar Rand. Isso vale para mim também, já que a minha viagem está marcada para o próximo dia 9.

Então, o Dólar está valendo mais a pena do que o Rand. Fica a dica: compre um pouco de Rands em espécie para pagar as primeiras despesas. O restante você paga com o seu cartão de crédito, que automaticamente converterá as suas compras de Rand para Dólar e de Dólar para Real com o câmbio do dia da compra, sem precisar comprar o Dólar em casas de câmbio, ótima notícia não é mesmo?.

Não se esqueça de confirmar com o seu banco e consultar as taxas e condições para a conversão.

Mas se você não tem cartão de crédito, conheça o Visa Travel Money. É um cartão de débito internacional que você pode comprar em qualquer lugar que aceite a bandeira do Visa e ainda sacar algum dinheiro em caixas rápidos espalhados pelas grandes metrópoles mundiais. Mas fica um alerta, o Visa Travel Money cobra uma taxa para cada saque, então deixe para sacar só quando for tirar grandes quantidades.

Por hoje é isso!
Fique a vontade para usar o espaço dos comentário e expressar qualquer dúvida que possa surgir.
E obrigado pelo retorno que o blog está tendo! Fico muito feliz em saber que vocês têm me acompanhado!

Grande abraço!

2 comentários:

  1. Ola Felipe, andei olhando seu blog pra tentar tirar algumas duvidas de como seria um intercambio na Africa, e mais precisamente em Cape Town.
    Sou cliente da world study, e a Erika me falou que vc estava em cape town, por isso a visita e decidi mandar um recado aqui tambem.
    Na verdade vou ir para africa so no final do ano ou no comecinho de janeiro mesmo,
    termino minha faculdade aqui e vou pra aprender e se deus quiser voltar falando ingles fluentemente, pelo menos esse é meu objetivo..
    A principio vou ficar apenas 4 meses, nao sei se esse tempo vai fazer com que eu alcance esse objetivo, mais se eu ver que ainda nao to bem, prorrogo para mais um mes e assim sucessivamente, ate voltarm bem..

    Boom queria saber de vc, ate quando vc fica por ai, e se nesse curto prazo de tempo que eu mencionei eu conseguiria, voltar falando bem, é claro que depende de cada pessoa, mais acho que vc falaria melhor por estar mais proximo a essa informação ai.
    Vale lembrar que eu nao sei quase nada da lingua amigo, rs, vou pra tomar tapa na cara mesmo..rs

    Desde ja, obrigado pela atenção
    desculpa o incomodo, mais se puder vim tirando minhas duvidas eu agradeceria..
    Abraço, e Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Ei Eder! Como vai?

    Primeiro, não é incomodo nenhum! Fique a vontade! Eu gosto de compartilhar a minha experiência :)

    Bom, como vc disse, o tempo para pegar fluência depende de cada um... Mas eu acho que você pode conseguir um inglês bem avançado em quatro meses, ou até mesmo fluência! É um período longo em comparação aos outros alunos que conheci aqui... Alguns estão aqui a dois meses e já falam como nativos, outros estão aqui pelo mesmo tempo e não falam tão bem... Mas vai da força de vontade de cada um :)

    Eu vou dar algumas dicas para você conseguir aprender mais rápido:
    - Estude antes e depois da sua viagem! O inglês pode se enferrujar se vc não praticar :)
    - Qndo chegar aqui, leia bastante! Leia jornais, revistas, placas na rua... assista tv, vá ao cinema... faça tudo!
    - Converse MUITO! Fale pelas ventas! hahaha... Entre numa loja e faça mil perguntas, mesmo que não vá comprar nada... peça informação na rua mesmo que você já saiba o caminho!
    - Assista filmes em inglês com legenda em inglês! Vale aqueles que você já viu, é até melhor pq você já tem uma pré noção do que está sendo falado :)
    - Entre em chats online de fora... é bem legal! Você pode aprender algumas gírias tbm!

    Eu pretendo ficar aqui até fevereiro, mas para isso eu tenho que arrumar um emprego... Torça por mim! hehehehe

    No mais, é isso...
    Por favor, fique a vontade para adicionar no Facebook, Twitter ou Orkut, está tudo aí do lado!

    E avise quando estiver chegando a data da sua viagem!
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir