quinta-feira, 10 de março de 2011

O início da jornada

Oi!

As postagens do blog começam hoje! Como já sabem, no dia 9 de abril estarei indo para a cidade de Cape Town, na África do sul. Então, decidi fazer esse blog para trocar experiências, contar um pouco da minha permanência no país e manter minha família e amigos atualizados.

Mas antes de começar, vou colocar alguns dados básicos da cidade que eu consegui através de pesquisas em redes sociais e sites de turismos, tentarei ser breve. Confira:

Localização

Cape Town (ou Cidade do Cabo em português) está localizada no extremo sul do continente africano. O clima é bem parecido com o de Porto Alegre, por estar quase na mesma latitude da cidade gaúcha (olhe dentro da caixa vermelha):


Social

Esqueça todos os estereótipos africanos, a África do Sul é um país ímpar em todo continente. A ideia de pobreza e miséria passa longe! Se fôssemos comparar o continente africano com o Brasil, a África do Sul seria Curitiba ou São Paulo. Um mundo diferente, uma outra realidade! Para ilustrar melhor, vale lembrar que a África do Sul foi colônia da Inglaterra, por esse motivo, os carros têm a direção Inglesa.

É claro, ainda existem muitos problemas sociais, assim como no Brasil, mas nada comparado aos outros países como Etiópia ou Angola, por exemplo.

Como em toda cidade grande, há pontos em que você deve tomar cuidado em visitar. A criminalidade em Cape Town não é diferente das grandes metrópoles mundiais. Se você souber tomar cuidado e não andar no estilo "chama-ladrão", pode ficar despreocupado!

Em geral, os brasileiros são bem aceitos em todo o país. A cidade de Cape Town possui cerca de 3,5 milhões de habitantes e a bandeira da África do Sul é essa:


Economia

Um dos maiores motivos para eu ter escolhido a África do Sul foi a economia local. A moeda é o Rand e é quatro vezes mais barata do que o Real! Isso mesmo, com 1 Real você compra 4 Rands!


A alimentação e vestuário no país também são baratos! Pesquisando melhor, vi relatos de outros viajantes que se surpreenderam ao chegarem lá.

Teve um caso de uma menina que viajou no inverno: Ela mora no nordeste, então tratou de comprar muitas roupas de frio para levar. Chegando lá se arrependeu! Ela disse que em toda a cidade você consegue comprar uma boa jaqueta por vinte reais ou um par de botas por trinta e cinco!

Outro caso foi o de um estudante que passou somente um mês lá. Ele contou que com vinte reais conseguiu comer em um bom restaurante (desses que oferecem entradas e sobremesas!).

Agora, cuidado com produtos importados! Principalmente dos EUA e Europa! O Dólar é sete vezes mais caro do que o Rand, caríssimo!

Fotos

Conheça um pouco da cidade! É linda!









Achei um vídeo interessante. É a abertura do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010. No primeiro minuto aparece a cidade de Cape Town, a apresentadora está em um dos pontos turísticos da cidade. É uma montanha que se chama Lions Head (cabeça de leão). A qualidade está péssima, mas não achei outro. Se alguém achar, me avisa que eu troco :)


O engraçado é que eu assisti esse sorteio quando passou na Globo e nem imaginava que hoje eu estaria me programando para ir até lá. :P

E por falar na Lions Head, segue o link para um tour virtual em 360º no topo dela:

Não sei como será a minha rotina por lá, mas farei o possível para postar pelo menos uma vez por semana. Por enquanto é isso. Qualquer novidade, corro para postar.

Abraços!

8 comentários:

  1. que MÁXIMO ! Adorei o blog, conteúdo muito legal e a forma que você escreve não cansa: isso é o melhor !! :) Vou acompanhar sua maratona por aqui ! hehe abs

    ResponderExcluir
  2. Vlw Sanmy!

    Tento ser o mais informal possível nas postagens. Muito bom saber que não canso o leitor! hahaha

    Vou adicionar o seu blog aos meus favoritos!

    Abraços! :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia do blog, Lipe! Vou salvar nos meus Favoritos! Estou tão ansiosa quanto vc!
    Te amo!
    Beijo =*

    ResponderExcluir
  4. Foi assim que eu fiquei quando você foi para os EUA :D

    E eu quem agradeço! Me inspirei no seu blog para fazer o meu hahahaha

    Amo vc!
    Bjao!

    ResponderExcluir
  5. Ta muito bom seu blog viu. Nem sabia que você tinha feito, descobri por que vi o link no seu orkut e entrei. Gostei DEMAIS e vou te acompanhar. Assim como disseram acima, está muito bom pra ler, não está cansando. Está empolgante.

    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  6. Estamos torcendo por você, Felipe!
    Cape Town é maravilhosa e você vai adorar seu intercâmbio!
    Acompanharemos o blog! Muito legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Diogo!

    Fique de olho! Tbm vou atualizando o orkut e facebook com as fotos!

    Abraçao!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado World Study!

    Finalmente vou conseguir realizar esse meu objetivo!

    Agradeço muito o profissionalismo e a dedicação que vocês tiveram comigo!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir