terça-feira, 21 de junho de 2011

Destino África do Sul!

Tenho tentado ajudar muitas pessoas que acham meu blog no google ou por referência da World Study (obrigado! :D)

Conversei com o Felipe, de SP. Ele está com dúvidas entre Canadá e África do Sul.... Bom, vou reescrever o email que passei para ele, talvez isso ajude outras pessoas :)

---

"Oi Felipe!

Então, vc está com dúvidas entre Canadá e África do Sul... Bom, já te adianto que a minha primeira escolha seria o Canadá, mas a minha agência não tinha mais vagas nesse ano... Por isso escolhi a África do Sul!

Eu não posso falar sobre o Canadá, pq nunca estive lá... Mas vou falar sobre a África do Sul!

Primeiro, qual programa vc pretende fazer? Study, Work ou Study and Work? Todos eles influenciam a sua decisão!

Se vc pretende SÓ estudar, venha para a África do Sul! O inglês é britânico, ou seja, é aquele inglês limpo, livre de influências e sotaques mundiais. O inglês do EUA é bem sujo por causa da mistura de povos e raças... é a mesma relação entre o português de Portugal e o do Brasil... o nosso português é único no mundo todo, por causa da influência estrangeira (italiana, polonesa, indigena...) que foi adquirido durante o tempo da colônia e a segunda guerra mundial. ACREDITO eu que, por causa da localização, o inglês do Canadá deve ser bem parecido com o do EUA, mas posso estar errado...

Outra vantagem de estudar na África do Sul é que você vai afiar os seus ouvidos para diferentes sotaques em inglês. Aqui, a língua materna dos negros é Xhousa ou Africanês. Tem essa diferença por causa do Apartheid, eles aprenderam com os pais... Todos falam inglês, mas é aquele inglês com sotaque africanês! É a mesma coisa quando um estrangeiro fala a nossa língua, vc percebe pelo sotaque! (Ps.: a África do Sul tem 11 línguas oficiais, mas em Cape Town só tem influência dessas três. Todo mundo fala Inglês e Africanês aqui, até os brancos! Eles aprendem na escola). Outra vantagem de estudar na África do Sul é que vc não precisa de visto se vai estudar até 90 dias!

Se o seu plano é só trabalhar, jamais venha para a África do Sul no inverno! Senti isso na pele... É época de baixa temporada e vc vai penar para arrumar trabalho! Venha no verão! Vc vai arrumar emprego fácil! Mas tem uma desvantagem em trabalhar aqui... Vc vai ouvir os empregados falarem mais africanês e xhousa do que inglês... Isso vc nao pode evitar... mas não se preocupe, pq todos vão conversar contigo em inglês!

Certa vez eu li que o Canadá exige que vc estude antes o mesmo tempo que vc pretende trabalhar... Por exemplo, vc vai ter que estudar durante três meses e trabalhar durante três meses, se vc pretende ficar seis meses por lá... mas confirme isso com a sua agência!

Para trabalho e estudo, a melhor época para vir para a África do Sul é a primavera! Vc estuda durante a primavera e trabalha no verão! É perfeito! As vantagens e desvantagens são as mesmas que eu citei mais acima... Basta vc escolher!

Um conselho de trabalho na África do Sul: Seja garçom! Meu por mês é o bastante para pagar o aluguel, comprar comida e ainda me divertir, isso contando os com as gorjetas! Todo mundo aqui dá 10% aos garçons, é tradição!

Outra desvantagem na África do Sul: Trabalhar a noite! Aqui é MUITO perigoso de noite! Vc pode ser assaltado em qualquer esquina... A primeira coisa que me falaram quando cheguei foi: jamais pegue o trem a noite! Durante o dia é tranquilo! Criminalidade quase ZERO! Mas a noite o bicho pega... Eu dei sorte de achar um trabalhar durante o dia e que fica a dois minutos da minha casa! Acho que o perigo da noite é o mesmo que o de SP, nada que vc não esteja acostumado! Não posso falar sobre o Canadá, não faço ideia de como seja por lá...

Bom, tentei passar um pouco da minha experiência para vc! Estou aqui a pouco mais de um mês, ainda estou aprendendo sobre o país... Não me arrependo de ter escolhido a África do Sul! Tem lá suas desvantagens, mas em geral é um país muito bonito, com pessoas bem acolhedoras e que adoram o Brasil! As pessoas quase te beijam quando vc fala que é brasileiro! Outra GRANDE vantagem é que o real é mais caro do que o rand! Comida e roupas aqui são baratíssimas! Eu consigo comprar comida e passear com R$250 por mês (R1000), basta saber equilibrar as compras :)

Se tiver mais dúvidas, pode perguntar! Não faça cerimônia!
Grande abraço e boa sorte!"

---

Bom, novidades comigo, quase zero! Na última semana a Barbara recebeu dois amigos para jantar, Pette e Hilary (conheci a Hilary no meu primeiro dia aqui, na floresta!). Pette toca flauta e a Barbara toca piano... Depois do jantar eles tocaram! Foi muito legal!

Barbara

Hilary e Barbara

Pette

Pette, Hilary e Barbara
No mais, meus dias tem sido só para o trabalho!  Passei no teste do menu, decorei 70 pratos em sequência, o gerente ficou impressionado, nunca viu nada parecido! auhauhauhaua

Lembranças para meus amigos e para a minha família no Brasil, a saudade das pessoas que eu amo tá forte demais... mas vamos sobreviver! O mais difícil é ficar sem internet.. :(

Ahhhh, a previsão do tempo para a próxima quinta feira é NEVE! Vou torcer para que esteja correta! hehehehe

Bjos Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário